A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta terça-feira, 25 de fevereiro, a decisão do Papa Francisco em nomear bispo da vacante diocese de Itabuna, na Bahia, dom Jailton de Oliveira Lino, PSDP, transferindo-o da sede episcopal de Teixeiras de Freitas/Caravelas, na Bahia. A Presidência da CNBB enviou saudação a dom Jailton Lino:
Nascido em 28 de janeiro de 1965, dom Jailton de Oliveira Lino é natural de Feira de Santana (BA). É formado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Também possui mestrado em Psicologia pela Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos), de Porto Alegre.
Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1988, em Feira de Santana (BA). Faz parte da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, e entre suas atribuições como sacerdote exerceu os postos de vice-provincial e mestre dos noviços; delegado-provincial e ecônomo provincial, ambos em Porto Alegre (RS).
Dom Jailton foi ordenado bispo no dia 13 de janeiro de 2018 no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha (RS), e no dia 9 de fevereiro de 2018 foi empossado bispo da diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas em cerimônia realizada na Catedral São Pedro. Seu lema episcopal é: “Não vos Angustieis”.
Sensação
Vento
Umidade