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DNIT realiza liberação parcial da ponte sobre o Rio Jequitinhonha e investe em monitoramento para garantir segurança

Medidas tecnológicas e intervenções estruturais visam assegurar a estabilidade e preparar a construção de uma nova ponte na região.

18/06/2025 13h18
Por: Redação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou, nesta quarta-feira, 18 de junho, a liberação parcial do tráfego na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada no km 661,72 da BR-101/BA, em Itapebi. A liberação ocorreu às 6 horas da manhã, permitindo a passagem restrita de alguns veículos, enquanto outras categorias permanecem proibidas até a conclusão das obras de manutenção.

Quais veículos podem passar neste momento?
A autorização restrita permite a passagem de motocicletas, veículos de passeio, vans de passageiros e veículos de serviço emergencial, como ambulâncias e viaturas policiais. O tráfego de ônibus de transporte público e caminhões permanece proibido para preservar a integridade da estrutura enquanto continuam as intervenções necessárias.

Responsabilidades na fiscalização e regras de trânsito
A fiscalização do tráfego será feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Polícia Militar do Estado da Bahia, que atuarão em esquema de plantão 24 horas por dia. O tráfego será gerenciado pelo sistema de Pare e Siga, adotando uma velocidade máxima de 40 km/h, a fim de evitar impactos negativos na estrutura durante este período de manutenção.

Intervenções realizadas na ponte para garantir a segurança
Para autorizar essa liberação, o DNIT realizou diversas ações na estrutura. Foram feitas a limpeza da ponte e do sistema de drenagem, além da remoção de uma camada de asfalto, estratégia que visa diminuir o peso sobre os pilares. Essas medidas fazem parte de uma fase de manutenção preventiva, que visa garantir a estabilidade da estrutura. Após essa etapa, será iniciada uma reavaliação estrutural para que veículos de até 29 toneladas possam circular de forma definitiva.

Monitoramento tecnológico em tempo real
Para assegurar a segurança contínua, sensores de vibração foram instalados na ponte, formando um sistema de monitoramento capaz de detectar movimentações ou sinais de desgaste na estrutura. Os dispositivos captam as vibrações provocadas pela passagem dos veículos e enviam os dados em tempo real para um escritório em São Paulo, onde uma equipe especializada acompanha o estado da ponte. Segundo Fábio Nunes, diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, “essa tecnologia é fundamental para garantir a segurança da estrutura e permitir ações corretivas imediatas, caso necessário.”

Próximos passos e futuro da infraestrutura
A ponte atual foi interditada oficialmente no início de maio, após inspeções e ensaios estruturais que identificaram a necessidade de redução do tráfego e a construção de uma nova passagem. Está prevista a construção de uma nova ponte, de aproximadamente 510 metros de extensão, com faixas duplicadas ao lado da estrutura existente. A execução do projeto depende da declaração de emergência, que permitirá o início imediato das obras. A expectativa é que o empreendimento seja concluído em um prazo de 10 a 12 meses, após a autorização oficial para o início das obras.

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